27 de julho de 2018

Três recursos incríveis do iPad para educação

O iPad possui muitos recursos que, somados a seus atrativos de segurança, desempenho e design, tornam o dispositivo perfeito para o uso em ambientes educacionais. Dentre tantas funcionalidades, três delas são incríveis para potencializar o ensino, otimizando a maneira como professores podem repassar conteúdos, elevando as possibilidades de aprendizado por meio de ferramentas inovadoras.

São elas: Apple Pencil, disponível no iPad Pro e no iPad 6ª geração, lançado esse ano, e ECC e Realidade Aumentada, recursos disponíveis a partir do iOS 11.

Apple Pencil: liberdade para usar as próprias mãos

A Apple Pencil é uma caneta capacitiva que permite ao usuário escrever, desenhar, pintar, retocar e fazer tudo o que precisa com a destreza de sua capacidade manual na tela do iPad. Seja para fazer anotações durante uma aula, adicionar notas a textos em estudo, criar desenhos e pinturas, trabalhar em mapas e plantas, entre tantas outras funções, é a ferramenta ideal.

Com diversos aplicativos compatíveis, o Apple Pencil ganha ainda mais utilidade. A lista de apps, perfeita para melhorar as rotinas de professores e alunos, inclui opções como o Apple Notes, que vem pré-instalado em todos os iPads Pro e permite não apenas escrever, mas também personalizar fontes, criar checklists, adicionar miniaturas de imagens, entre outros recursos.

Outra ferramenta legal é o Affinity Designer, voltada à criação de desenhos, ilustrações e artes de todo o tipo, oferecendo uma vasta gama de cores, definição de sangria para impressão, várias máscaras e filtros, além de muitos formatos de exportação e gerenciamento de arquivos no iPad. Dica: neste app, é possível aumentar as imagens em mais de um milhão por cento para trabalhar cada detalhe com máxima precisão. E com a capacidade de processamento do iPad, isso ocorre de forma rápida e sem travar.

Também em linha com o Apple Pencil, o app Procreate foi vencedor do prêmio Apple Design Award, e não por menos: dá aos alunos e professores a liberdade de desenhar, pintar e criar trabalhos variados tendo à disposição 130 pincéis, função de geração de telas próprias e capacidade multitoque de 64 bits. Sem falar no mecanismo de pintura Silica M, que usa a plataforma de gráficos metálicos da Apple para tornar o Procreate ainda mais responsivo às pinceladas do usuário do Apple Pencil.

Claro que também é possível utiizar a caneta capacitiva da Apple para potencializar as funções de todos os clássicos do iOS, como anotar, editar, fazer marcações e cálculos no Pages, Numbers e Keynote, assinar de forma manual e-mails e documentos, e muito mais. Tudo com o adendo de contar com 12 horas de bateria a cada regarga do Apple Pencil, que pode ser feita diretamente no iPad, por meio de um conector Lightning.

Criatividade ao alcance de todos com o ECC

E se a ideia é expandir a criatividade e o aprendizado por meio do compartilhamento de conhecimento, a pedida é o Everyone Can Create, plataforma da Apple que disponibiliza lições e funções, desenvolvidas com a participação de educadores e profissionais da área criativa, para estimular o desenvolvimento de habilidades e técnicas fundamentais de vídeo, fotografia, música e desenho.

Na plataforma, os alunos contam com aplicativos gratuitos, como o Clips e o GarageBand, que no iPad ganham o reforço da câmera, microfone, alto-falantes embutidos, tela multitoque e Apple Pencil. A ideia é combinar funcionalidades e ferramentas para aprimorar o aprendizado.

Por exemplo: é possível usar um ritmo musical para criar um método de fácil memorização de equações matemáticas ou criar melodias para melhorar a fixação de conteúdos das mais diversas disciplinas. Também dá para produzir vídeos recriando marcos da história, memorizar lições de biologia por meio de imagens criativas ou gerar ilustrações para melhorar o entendimento de materiais de geografia, entre muitas outras opções.

Realidade Aumentada: uma nova perspectiva de aprendizagem

O iPad também traz recursos de realidade aumentada para aplicações educacionais.

A tecnologia ARKit agora vem aplicada a ferramentas de ensino como o Froggipedia, em que alunos de biologia podem dissecar um sapo usando a Apple Pencil, o que permite aprofundar o aprendizado de anatomia e fisiologia animal sem precisar agredir a natureza.

Também tem realidade aumentada no Swift Playgrounds, com o qual professores podem ensinar alunos a programarem de forma simples, utilizando a câmera do iPad para incluir personagens dinamicante dentro de jogos criados pelos próprios estudantes.

Há, ainda, diversas outras opções de projeções de cenário por meio dos recursos de Realidade Aumentada do iPad, que ampliam as possibilidades de ensino em áreas variadas, trazendo às escolas a inovação necessária para elevar seu nível de ensino com a praticidade adequada para facilitar a adesão de todos, alunos e professores, à evolução constante.

Quer ter todos estes benefícios em sua escola?
Contate-nos: contato@iplace-educacional.com.br ou 4020.7900.

Download (PDF)