19 de setembro de 2018

Apple na Educação: muito mais dinamismo e liberdade criativa

Todo mundo já sabe que o iPad é a grande porta de entrada para a tecnologia na sala de aula. Afinal, ele é muito mais do que simplesmente um dispositivo repleto de funcionalidades para liberar o potencial criativo dos alunos. O iPad faz parte de um amplo ecossistema desenvolvido pela Apple com a participação de especialistas em Educação. Para além do instrumento em si, há todo um currículo, um universo de recursos e, acima de tudo, fluidez incomparável. Ou seja: com a plataforma Apple, a experiência na Educação é muito mais rica, com integração impecável entre as ferramentas. Com o iWork – a suíte de produtividade da Apple, abarcando Pages, Numbers e Keynote – os trabalhos ficam extremamente dinâmicos. Sem falar na praticidade extraordinária do Apple Pencil, que permite fazer anotações de forma natural. O acessório, que ganhou fama com iPad Pro, agora também é 100% compatível com a sexta geração do iPad.

Ferramentas de Educação que otimizam as aulas

Liberdade criativa para os alunos, praticidade para os professores. Com as ferramentas de Educação da Apple, é muito mais fácil conduzir as aulas e estimular o aprendizado. Isso porque todos os recursos trabalham em perfeita sintonia, integrando-se quase magicamente. A colaboração em sala de aula, por exemplo, torna-se realidade de maneira muito natural. O professor pode buscar na internet um mapa do Brasil, por exemplo, jogá-lo no Keynote e fazer anotações diretamente ali. Tudo em tempo real, com a participação dos estudantes, e com a toda a praticidade do Apple Pencil. Dessa forma, a interatividade é elevada à máxima potência. É muito simples começar um trabalho no Pages, jogá-lo no Keynote e ilustrar com um gráfico gerado no Numbers. O iWork funciona como uma coisa só, esbanjando fluidez. E o professor pode até usar a Apple TV para mostrar qualquer conteúdo, instantaneamente, num televisor ou projetor. Sem configurações complicadas, nem confusão. Zero perda de tempo.

Com as ferramentas da Apple para Educação, organizar a aula se torna muito mais simples para o professor. Ao mesmo tempo, os alunos têm sua própria experiência enriquecida, aproveitando todas as possibilidades da plataforma. Tomar notas à mão na tela do iPad, criar ilustrações e até produzir conteúdos multimídia são apenas algumas delas. O ecossistema da Apple oferece ainda acesso gratuito a aulas e materiais de prestigiadas instituições – tudo com muita segurança. Há também uma biblioteca com milhares de apps educacionais para incrementar os recursos em sala de aula. Sem falar no Everyone Can Code, que leva à escola o aprendizado de programação – uma habilidade crucial para o futuro.

Para além do iPad

O iPad é a ferramenta tecnológica número um na sala de aula, claro. Mas isso não impede que os estudantes explorem ainda mais, combinando os recursos de todos os dispositivos Apple. Eles podem tirar uma foto com o iPhone – ou começar um projeto no iPad – e lapidar aquela ideia no Mac. Todos os documentos, apps e trabalhos dos alunos ficam armazenados com segurança na iCloud, garantindo perfeita sintonia entre os dispositivos. Assim, os arquivos se mantêm atualizados e disponíveis em qualquer aparelho Apple autorizado, facilitando a alternância entre eles. Aliás, com o iWork para iCloud, a turma toda pode acessar e editar documentos a partir do navegador web. É só iniciar uma sessão no iCloud.com, abrir o app e começar!

Quer saber mais sobre o ecossistema educacional da Apple e implantar um projeto personalizado na sua escola? Fale com um especialista da iPlace Educacional pelo fone 4020.7900 ou e-mail contato@iplace-educacional.com.br.

Créditos: iStock/dolgachov

Download (PDF)

Copyright © 2018 iPlace. Todos os direitos reservados. | Condições de uso | Política de Privacidade