19 de outubro de 2018

App para crianças permite criar games e aprender programação

Criar um game – ou outro tipo de aplicativo simples – em minutos, enquanto se aprende programação de uma forma superdivertida. Este é o propósito do premiado app Hopscotch, exclusivo para dispositivos iOS. Com ele, crianças em idade escolar têm contato com a lógica e os fundamentos da programação enquanto brincam e criam.

Enquanto a maioria dos softwares para aprendizado de programação limita-se a instruções para mover alguma coisa, o Hopscotch é diferente. As opções oferecidas dão grande liberdade criativa, favorecendo a autoexpressão e um entendimento mais profundo da lógica envolvida nessa atividade. Desenvolvido especialmente para estudantes de 8 anos de idade ou mais, ele abarca três etapas – programar, publicar e testar. Assim, a criança transforma sua ideia de app ou game em realidade, compartilha o resultado online e, obviamente, o experimenta. Numa interface altamente intuitiva e pedagógica, o pequeno pode montar seu jogo ou app por meio de sequências lógicas completas. Tudo de forma muito colorida, envolvente e repleta de diversão.

 

Programação compartilhada

Depois de criar um jogo ou aplicativo, o usuário pode publicar seu projeto num repositório online. Dessa forma, além de compartilhar a própria criação para uso de outras pessoas, é possível receber feedback. Eventuais bugs, sugestões de melhoria e outros comentários construtivos podem ser intercambiados por meio da plataforma com aprovação dos moderadores.

Outra possibilidade muito interessante aberta pela publicação online dos projetos é a “remixagem”. Ou seja: é possível baixar um app ou game criado por outro usuário e melhorá-lo, adaptá-lo ou modificá-lo completamente. Assim, observando o funcionamento de um projeto de terceiros, a criança aprende cada vez mais sobre a lógica de programação. E ainda ganha um novo ponto de partida para experiências diversificadas com o Hopscotch, tornando a brincadeira praticamente infinita. Afinal, de acordo com os criadores do aplicativo, são milhares de novos projetos adicionados pela comunidade a cada semana. Além disso, conforme avança no aprendizado, o usuário vai sendo desafiado pelo Hopscotch a criar códigos cada vez mais complexos. A evolução, portanto, nunca cessa – e as habilidades desenvolvidas ali ajudarão em toda a vida estudantil e profissional do indivíduo.

 

Ideal para o iPad

Perfeito para uso no iPad, o Hopscotch está presente em 44% desses dispositivos nas escolas dos EUA, segundo a fabricante. Ele não tem versão em português, mas pode ser usado em inglês ou espanhol. O download é gratuito, com opções de assinatura para desbloquear ferramentas premium. Educadores também podem explorar planos de atividade gratuitos para trabalhar a programação em sala de aula.

Reconhecido como um dos melhores apps educacionais para aprendizado de programação, o Hopscotch coleciona prêmios nos Estados Unidos. A conceituada Parents Magazine, por exemplo, o elegeu “Melhor App” na categoria Educação – Tecnologia. Já a Children’s Technology Review concedeu ao Hopscotch um “Gold Award” – mesma classificação oferecida pela Parent’s Choice.

 

Foto: Hopscotch/Divulgação

Download (PDF)

Copyright © 2018 iPlace. Todos os direitos reservados. | Condições de uso | Política de Privacidade