14 de novembro de 2018

Dormir direito é essencial para o processo de aprendizagem

É difícil acreditar que se pode aprender algo novo durante o sono, certo? Contudo, dormir é essencial para que o cérebro possa assimilar o conhecimento adquirido no período em que se esteve acordado. Isso é o que defende o professor de psicologia Jakke Tamminen, da Universidade Royal Holloway, do Reino Unido. O especialista explica que a privação do sono reduz as capacidades de compreensão e memorização dos estudantes. Ou seja, engana-se quem pensa que passar uma noite revendo conteúdo às vésperas de uma prova poderá ajudar; pelo contrário. Conforme os estudos científicos, habituar-se aos ciclos de sono naturais é pré-requisito para atingir o pico da performance cognitiva. Por isso, tão importante quanto caprichar nas atividades escolares é investir numa boa noite de sono.

A partir do trabalho de Tamminen e de outros tantos pesquisadores, é possível entender por que dormir bem é essencial para adquirir conhecimento. Chamada de Sono de Ondas Lentas (non-REM), a fase de sono mais profundo é responsável por formar, reter e consolidar memórias de longo prazo. Sejam elas de vocabulário, de gramática ou outras áreas de conhecimento. Dessa forma, priorizar o descanso do corpo e da mente é também focar em seu aprendizado. Nesse contexto, a tecnologia também pode ser uma boa aliada para investir no tema de casa.

 

Apps para dormir melhor

Mesmo baseando suas informações em movimentos do corpo (não em atividades cerebrais), aplicativos de monitoramento cumprem bem sua função. Afinal, ainda que não possam garantir 100% de precisão, ajudam a tornar o usuário mais consciente de suas necessidades. Ou seja, ao rastrear comportamentos, os apps acabam contribuindo para que as pessoas adotem hábitos mais saudáveis. Assim, elas conseguem entender e organizar melhor os horários em que vão deitar e acordar. Entre os aplicativos capazes de criar um diário digital do sono para que você possa dormir melhor estão os seguintes:

  1. Pillow

Exclusivo para dispositivos Apple, Pillow é um app gratuito que pode ser integrado ao kit de saúde do seu sistema. Ou seja, com ele é possível criar correlação entre o nível de atividade física, alimentação e qualidade do sono.

  1. Sleep Cycle

Disponível de forma gratuita para iOS, o Sleep Cycle é o mais popular entre os apps de monitoramento de sono. A partir do microfone e do acelerômetro do iPhone, ele realiza a análise de som para controlar seus movimentos. Assim, acompanha os padrões de sono e o ajuda a acordar de maneira mais natural.

  1. Sleep Better

Semelhante ao Sleep Cycle, o Sleep Better inclui uma ferramenta chamada de diário de sonhos. Com ela é possível saber sobre o que você sonha com mais frequência. Além disso, descobrir seu percentual de sonhos bons, ruins e neutros.

  1. Sleepbot

Além da função de monitoramento do sono e alarme, o Sleepbot oferece trilhas sonoras tranquilas para dormir. Além disso, traz dicas rápidas sobre como pegar no sono de maneira mais fácil. Gratuito para iOS.

 

Foto: iStock/Prykhodov

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