28 de novembro de 2018

Para cada ação, uma reação: como o iPad transforma o aprendizado

O que é um pontinho luminoso no meio da sala de aula? Resposta: uma porta para outra dimensão educacional, em que as possibilidades são virtualmente infinitas. É assim que o iPad, pareado a um projeto pedagógico moderno, transforma a experiência de aprendizado. Exemplo disso é o que ocorre no Colégio Friburgo, de São Paulo/SP.

Fundada em 1958, a instituição tem hoje mais de 700 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Ao longo de sua história, fundiu-se com a Escola Planalto; incorporou o Instituto Educacional Jean Piaget, mantenedor da Escola de Educação Infantil Casinha Pequenina; e inaugurou a escola bilíngue Maple Bear. Além dessa vasta estrutura, o educandário cultiva valores como responsabilidade e inclusão social, preservação ambiental e formação integral dos estudantes.

 

Abordagem integrada para uso do iPad

“É importante que os alunos aprendam a empregar as soluções tecnológicas de forma a agregar conhecimento e prazer nos estudos”. A análise é da diretora pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Friburgo, Hélida Pereira do Rêgo Felgueiras. Apostando na inovação, o educandário passou a contar com a parceira da iPlace Educacional para capacitar seus professores. Tudo para dar o melhor uso a ferramentas que já estavam disponíveis, porém subutilizadas até então. Em especial, o iPad.

Como frequentemente acontece, o colégio adotou o iPad num contrato de sistema de ensino, obtendo lote inicial de 100 dispositivos. No entanto, os aparelhos acabaram tendo uso restrito até 2017. “No semestre passado, começamos um trabalho com a empresa Sejunta”, relata Hélida. “O primeiro passo é capacitar nossa equipe pedagógica para iniciar o projeto que dará vida a esses equipamentos”, acrescenta.

Na formação, a equipe aprende a trabalhar o pensamento computacional dos estudantes e, assim, garantir o devido significado do uso das tecnologias. Com a especialização e multiplicação do conhecimento entre os professores, começa-se a empregar o iPad no programa Everyone Can Code. “Trabalhar com o pensamento computacional oferece ao aluno oportunidade de pensar o processo como um todo”, esclarece a diretora pedagógica. “E assim constatar que, para cada ação, há uma reação”, complementa Hélida Felgueiras. Para ela, a prática oportuniza ainda que a criança crie estratégias, pense e reflita sobre o seu fazer. Dessa forma, além de dar uso a ferramentas preexistentes, o colégio pode agregar inovação e buscar melhores resultados no aprendizado.

Quer saber tudo que o iPad e o ecossistema Apple podem fazer por sua instituição de ensino? Contate agora mesmo um especialista da iPlace Educacional pelo fone 4020.7900 ou e-mail contato@iplace-educacional.com.br.

 

Foto: Apple | Divulgação

Download (PDF)

Copyright © 2018 iPlace. Todos os direitos reservados. | Condições de uso | Política de Privacidade