18 de dezembro de 2018

TED Talks: ideias disruptivas para inspirar os professores

Ganhando cada vez mais popularidade, os TED Talks representam hoje um grande instrumento de transformação cultural. Essas conferências, disponibilizadas online, voltam-se especialmente à disseminação de boas ideias pelo mundo. Reunindo pessoas apaixonadas pelo que fazem, as palestras (talks) do TED são inspiradoras e incentivam a evolução em múltiplas áreas. Na Educação, por exemplo, o famoso repositório virou uma importante ferramenta de apoio e qualificação para professores. Seja para estimular sua criatividade, fornecer insights sobre educação e tecnologia ou incentivar a inovação em sala de aula. Vale destacar que o TED Talks possui um canal brasileiro no Youtube, com conteúdo legendado em português.

 

Cinco TED Talks para ver hoje

 

  1. É preciso aliar educação e criatividade – Ken Robinson

Ken Robinson é professor e dedica sua vida a aproximar educação e criatividade. Para ele, é preciso utilizar o poder criativo imensurável que as crianças têm para melhorar a forma com que são educadas. O especialista defende que a criatividade seja abordada com a mesma importância que se dedica a outras matérias curriculares. Afinal, mesmo não tendo ideia do que ocorrerá nos próximos anos, os professores são responsáveis pela formação dos futuros profissionais.

  1. O poder da paixão e da perseverança – Angela Lee Duckworth

A determinação como indicador de sucesso é o assunto da psicóloga Angela Lee Duckworth nesta apresentação do TED Talks. Por experiência própria, depois de ocupar um cargo de alto nível na área de consultoria, ela decidiu ser professora de Matemática. Em sua nova profissão, descobriu que não era apenas o QI que influenciava nos resultados de seus alunos. Mas o que faz, então, as pessoas seguirem ou desistirem de algo?

 

  1. Toda criança precisa de um campeão – Rita Pierson

Professora durante 40 anos, Rita Pierson faz um chamado aos educadores para que acreditem em seus alunos. Para ela, os professores devem se conectar aos estudantes num nível real, humano e pessoal. Afinal, segundo Rita, crianças não aprendem com pessoas pelas quais não têm empatia.

 

  1. Por uma educação alimentar nas escolas – Jamie Oliver

E se a boa alimentação fosse uma prática ensinada em sala de aula? Nesta participação no TED Talks, o premiado chef Jamie Oliver compartilha um alerta sobre saúde e importância da informação. Segundo ele, aproximamo-nos de um cenário em que a próxima geração pode ter expectativa de vida inferior à dos pais.

 

  1. A Matemágica de Arthur Benjamin

Nesta empolgante apresentação no TED Talks, o “matemágico” Arthur Benjamin dá show numa disciplina que, para tantos, parece muito complicada. No palco, ainda em 2005, ele compete com um time de calculadoras e até “adivinha” alguns aniversários. Para complementar, ao melhor estilo “Mister M”, desvenda como realiza seus truques. Imperdível!

 

Download (PDF)