29 de janeiro de 2019

Música e tecnologia ajudam a aprender inglês e outras línguas

Desde a infância, a música possui importante papel no desenvolvimento geral e cognitivo das pessoas. Afinal, entre outros aspectos, ela contribui com o processo de alfabetização, com a forma de expressão e de socialização. Além disso, a linguagem musical é capaz de potencializar o ritmo de aprendizado de outros idiomas. Tanto que, ainda nos anos 1980 e 1990, jovens autodidatas usavam as produções estrangeiras para ampliar seu conhecimento. Agora, da mesma forma, quem quer aprender inglês ou tantas outras línguas tem na música e na tecnologia grandes aliadas.

 

LyricsTraining gamifica o modo de aprender inglês

Entre diversos aplicativos gratuitos e interessantes disponíveis na App Store, o LyricsTraining faz parte desta linha de gamificação do aprendizado. Dessa forma, propõe ao usuário jogar e treinar um novo idioma ao som de suas músicas preferidas. Compatível com iPhone, iPad e iPod touch, o app funciona como uma versão educativa de um karaokê. Assim, o usuário escolhe um título e visualiza na tela de seu dispositivo o videoclipe e a letra da música. O desafio proposto pelo LyricsTraining é acompanhar o áudio e preencher as palavras que estiverem faltando na legenda. Desse modo, o aplicativo estimula o exercício da audição (listening) e da pronúncia (speaking). Por falar nisso, são disponibilizados videoclipes tanto em inglês americano quanto em inglês britânico e canadense. Tudo para que você possa conhecer e diferenciar os sotaques e as particularidades de cada um. Com opções bem atuais, o aplicativo permite escolher entre diversos gêneros musicais e temas de filmes.

Além de aprender inglês, é possível escolher idiomas como espanhol, português de Portugal, francês, Italiano, alemão, holandês e japonês (romaji). Ou, ainda, aventurar-se nas línguas turca, polaca, sueca, finlandesa e catalã. O LyricsTraining oferece quatro níveis de dificuldade: iniciante, intermediário, avançado e expert. A diferença entre eles é a quantidade de palavras a serem preenchidas. Por isso, uma dica é fazer um primeiro teste no modo iniciante. Isso porque, caso você demore a completar os desafios, o videoclipe é pausado – e sua “vida” no jogo diminui. No final, é possível verificar a pontuação de outros jogadores e o seu lugar no ranking. Are you ready?

Quer saber mais sobre o que a tecnologia pode fazer pela Educação? Fale com um especialista da iPlace Educacional pelo fone 4020.7900 ou e-mail contato@iplace-educacional.com.br.

 

Foto: iStock/diane39

Download (PDF)