19 de março de 2019

Bolsista? Veja como adquirir dispositivos Apple subsidiados

Não é nenhuma novidade que o Mac e o iPad estão entre os dispositivos favoritos dos bolsistas e pesquisadores acadêmicos. O iMac, por exemplo, é perfeito para rodar bancos de dados e outros processos exigentes. Além disso, com toda sua amplitude, possibilita visualizar muito conteúdo sem necessidade de rolar a tela. Já o MacBook Pro permite levar o mesmo nível de performance do escritório a qualquer lugar. O MacBook Air, por sua vez, é um computador portátil extremamente prático, combinando leveza, autonomia de bateria e teclado full-size. Completando a família, o iPad 6 e o iPad Pro são ferramentas ideais para a pesquisa de campo. Leves e poderosos, ambos são compatíveis com Apple Pencil, otimizando a entrada de dados por meio de escrita natural. Sinônimos de fluidez e consistência, os produtos Apple viraram, portanto, preferências notáveis no meio acadêmico. Por conseguinte, são também os favoritos dos bolsistas, que enxergam na marca um investimento seguro para parte dos subsídios recebidos. Cada fundação de amparo à pesquisa (FAP) possui um conjunto específico de regras para aplicação dos recursos da bolsa concedida. Entre as mais conhecidas figuram Capes, CNPq e Fapesp – cujos bolsistas frequentemente escolhem a plataforma Apple.

 

Fomentando a pesquisa e a inovação

No intuito de fomentar a pesquisa científica nas universidades, diversos órgãos ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia e secretarias estaduais fornecem apoio financeiro para pesquisadores brasileiros. A seguir, conheça alguns dos sistemas mais tradicionais.

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O órgão oferece bolsas a estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores experientes. Há também outras modalidades de auxílio à pesquisa, como subsídios a publicações científicas e apoio a intercâmbios científicos.

Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Seu objetivo é a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todas as unidades da federação. Com atuação em várias frentes, a Capes busca diversificar apoios e programas.

Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs)

Presentes em quase todas as unidades federativas, as FAPs são vinculadas aos governos estaduais. Essas entidades, incluindo a Fapesp (SP), atuam em quatro eixos principais. O primeiro deles é a pesquisa, com financiamento de projetos em todas as áreas do conhecimento. O segundo diz respeito à formação de pesquisadores, com concessão de bolsas em todos os níveis de formação. O terceiro eixo trata da inovação, oferecendo programas e editais que associam pesquisadores e empresas. Por fim, o quarto eixo refere-se à divulgação, levando à sociedade os resultados alcançados por esses trabalhos.

Uma das principais agências de fomento à pesquisa científico-tecnológica nacional é a Fapesp. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo mantém-se com 1% da receita tributária do estado. Assim, apoia e financia a pesquisa, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo. As modalidades incluem bolsas e auxílios para pesquisa em todas as áreas do conhecimento.

 

Adquirindo soluções Apple para a pesquisa acadêmica

Ao adquirir materiais e equipamentos para sua pesquisa, é essencial que o acadêmico se atente às regras da respectiva bolsa. Afinal, todos os investimentos realizados com subsídios governamentais precisam ser devidamente declarados via prestação de contas. No caso específico de dispositivos Apple, é possível contar com todo o suporte de um especialista da iPlace Educacional. Assim, com a assistência de um consultor que conhece os pormenores das bolsas de pesquisa, o processo ocorre sem complicações. E o que é melhor: com preços especiais para o segmento educacional, otimizando o uso dos subsídios.

Na hora de escolher as melhores ferramentas para sua pesquisa, conte com o suporte da iPlace Educacional. Contate-nos pelo fone 4020.7900 ou e-mail contato@iplace-educacional.com.br.

 

Foto: iStock/Jacob Ammentorp Lund

Download (PDF)