7 de junho de 2018

Sua escola ensina programação? É fácil!

Com programas da Apple, como Everyone Can Code e Swift Playgrounds, aprender a programar se torna divertido da pré-escola à universidade.

Programação é uma disciplina que pode – e deve – fazer parte do currículo das instituições de ensino desde os níveis mais iniciais. Com os olhos no mercado, em que a criação de códigos, sistemas e aplicativos é cada vez mais um diferencial e também uma necessidade, oferecer esta possibilidade de aprendizagem a alunos desde a educação fundamental até a universitária é, sem dúvida, um atrativo e um ganho para toda a comunidade escolar.

Para facilitar esta jornada, a Apple oferece o Everyone Can Code, programa que permite às escolas ensinarem programação a seus alunos, respeitando os níveis de cada turma, de maneira simples e prazerosa.

As lições contidas no programa atendem desde a pré-escola até o nível superior, e trazem desde um passo a passo para guiar estudantes iniciantes no mundo da programação, auxiliando-os a criar seus primeiros códigos, até conteúdos mais avançados, que os levarão à evolução de projetar seus próprios aplicativos.

SWIFT PLAYGROUNDS

Unindo estas facilidades à mobilidade, outro recurso imprescindível para as instituições de ensino alinhadas às demandas do mercado atual, a Apple também oferece o Swift Playgrounds, app para iPad que torna o aprendizado de programação divertido.

No aplicativo, o estudante aprende a programar em meio a um jogo, passando por uma jornada em 3D na qual resolve quebra-cabeças utilizando códigos e, à medida em que progride, aprende mais e mais sobre os fundamentos de programação.

A linguagem Swift, criada pela Apple, contempla diversos conjuntos de aplicativos profissionais disponíveis no Swift Playground. Assim, a escola pode fornecer a cada grupo de alunos somente os conteúdos adequados a seu nível de desenvolvimento, liberando acessos evolutivos conforme os membros incrementam sua experiência como programadores.

COMO ADERIR?

Para utilizar o Everyone Can Code e o Swift Playgrounds, basta que a escola se cadastre, por meio de um Assistente de Configuração muito fácil de usar. Pronto, a partir daí os professores poderão selecionar iBooks e aplicativos que julguem adequados para suas turmas, a partir do iPad ou do Mac, e começar a ensinar programação.

Download (PDF)