28 de agosto de 2018

iTunes U: aulas e materiais sempre ao alcance no iPad

Integrando o arsenal de recursos educacionais da Apple, o iTunes U é mais uma ferramenta extremamente proveitosa no ambiente escolar. Na verdade, tanto dentro quanto fora dele, uma vez que permite “levar a sala de aula” a toda parte. Com o iTunes U, os professores podem montar aulas interativas, inclusive criando materiais próprios, e estimular debates entre a turma. Também podem recolher e avaliar tarefas dos alunos ou conversar individualmente com cada um para tirar dúvidas e dar feedback. Já os estudantes têm acesso a um vasto acervo de conteúdos produzidos por escolas, universidades, museus e instituições culturais. Tudo na tela do iPad – ideal para a sala de aula – e, também, no iPhone ou iPod touch. Mas as possibilidades da ferramenta vão ainda mais longe. Confira:

Facilidades do iTunes U para os professores

Mais importante do que dispor de recursos tecnológicos em sala de aula é saber transformá-los em ferramentas de aprendizagem. Por isso, o iTunes U é um importante aliado para quem deseja acompanhar a evolução dos métodos de ensino. A partir dele, professores podem planejar suas aulas e contribuir com a criação e o compartilhamento de conteúdo autoral. Assim, sua produção passa a integrar uma vasta biblioteca que reúne materiais de grandes e renomadas instituições de ensino.

Cada material pode ser desenvolvido por até cinco colaboradores. Esses trabalhos também servem de inspiração para ajudar outros professores que estão começando a inovar em sua área. Assim, além de proporcionar um aprendizado personalizado aos estudantes, o iTunes U valoriza e reconhece o trabalho dos professores. Sem contar que ajuda a manter os alunos mais preparados para as aulas e mais empenhados em aprender.

Livros Multi-Touch, notícias, documentos, vídeos, sites e até outros apps podem ser usados na aula por meio do iTunes U. Outra facilidade está nas ferramentas de anotações, que permitem adicionar instruções ou comentários em PDFs. Utilizando o diário e notas, os professores avaliam as tarefas e acompanham o progresso da turma. Também podem responder perguntas em bate-papos e dar atenção individualizada aos alunos em modo de visualização de tela.

 Recursos do iTunes U para os alunos

Para facilitar a organização e o foco no aprendizado, o iTunes U permite visualizar tarefas e atualizações num só lugar. Além de agregar o conteúdo das aulas, ele também possibilita aos estudantes marcar as atividades já concluídas. De qualquer local e a qualquer momento, eles podem acessar seus recursos e materiais. Tanto no iPad quanto no iPhone ou iPod touch.

Utilizando o aplicativo, os alunos conseguem fazer anotações sobre vídeos e livros indicados nas aulas, sem se perder. Também podem enviar trabalhos e iniciar bate-papos com os professores ou colegas para discutir sobre os temas das aulas. Sem carregar peso na mochila, os aprendizes têm em mãos do maior catálogo de conteúdo educacional gratuito do mundo.

Quer saber mais sobre as soluções educacionais da Apple ou implantar um projeto customizado para sua escola? Então contate um especialista da iPlace Educacional pelo fone 4020.7900 ou e-mail contato@iplace-educacional.com.br.

Foto: iStock/dolgachov

Download (PDF)