19 de dezembro de 2019

Tecnologia na educação: por que a Apple é a escolha ideal

“A revolução digital veio para ficar”. Tal afirmação poderia ser uma novidade no começo do século XXI e até, talvez, questionável 30 anos atrás. Hoje, porém, é uma obviedade. Já não há, portanto, espaço para sistemas obsoletos, seja na área que for. Logo, no ensino não é diferente. Afinal, implementar tecnologia na educação não só é recomendável, como algo necessário e urgente.

Isso porque a evolução constante do mercado de trabalho exige que as escolas preparem seus alunos da melhor forma possível. Logo, é necessário que os estudantes tenham desde cedo o maior contato possível com dispositivos e lógica digitais.

E, quando o assunto é tecnologia na educação, as melhores soluções são sempre as oferecidas pela Apple. Isso se aplica tanto a equipamentos – como o iPad, que transforma o aprendizado – quanto aos sistemas de gerenciamento. Por isso, é essencial levar em consideração toda a infraestrutura na hora de implantar ou renovar parques de dispositivos. Afinal, a plataforma educacional Apple, aliada a um bom projeto pedagógico, consegue elevar a qualidade de ensino a novos patamares.

 

Conhecendo o Apple School Manager

Após decidir pela implementação da plataforma Apple na sua escola, o primeiro passo é conhecer o Apple School Manager (ASM). Trata-se de um portal online que permite ao setor de TI da instituição administrar remotamente dispositivos, usuários e programas. Além disso, agora inclui ferramentas que antes constituíam soluções separadas: o Apps e Livros e o Registro de Dispositivos (DEP).

O Apps e Livros permite que softwares e aplicativos sejam distribuídos a usuários, a dispositivos ou via códigos de resgate. Assim é possível determinar que apenas determinado laboratório ou grupo de professores tenha acesso a determinado programa.

Já o DEP possibilita que sejam feitas nos dispositivos configurações remotas a qualquer momento. Até mesmo antes desses equipamentos chegarem à escola. Com a ferramenta, sua equipe de TI pode, por exemplo, configurar novos Mac e iPad que ainda estejam em transporte. Quando forem ligados e conectados à internet, já ficarão prontos para o uso.

 

Mais otimização com o MDM

Implementar tecnologia na educação passa também pela utilização de um sistema de gerenciamento de dispositivos móveis. Ou, em inglês, Mobile Device Management (MDM). A iPlace Educacional recomenda o uso do Mosyle, compatível com iPhone, iPad, Mac e Apple TV. O MDM torna ainda mais simples o uso do Apple School Manager e de seus recursos embarcados.

Isso porque descomplica processos como definição de senhas, proteção de dados, configurações de redes e de políticas de privacidade. Ou seja, é mais facilidade para o setor de TI e mais governança para os gestores.

Além disso, o uso conjunto do ASM com o MDM pode ser de grande ajuda para o corpo docente. Ao contarem com essa tecnologia na educação, os professores conseguem acompanhar melhor o aprendizado dos alunos. Com aplicativos como o Apple Classroom, por exemplo, podem visualizar as telas dos dispositivos dos estudantes e, assim, gerenciar conteúdos.

 

Treinamento pedagógico

Além de investir em dispositivos e conhecer sistemas como o ASM, é preciso fomentar a atualização dos professores. Afinal, os profissionais de sala de aula devem estar sempre cientes de todo o potencial oferecido pela tecnologia na educação. Por isso é importante que as instituições de ensino disponibilizem aos seus educadores os melhores treinamentos pedagógicos.

E a iPlace Educacional está aí para auxiliar nesse processo, oferecendo soluções completas de tecnologia na educação. Desde os equipamentos necessários para um moderno parque de dispositivos até o suporte técnico e a capacitação do corpo docente.

Deseja implementar os dispositivos e sistemas Apple para dar um salto de qualidade na sua escola? Então contate agora mesmo um especialista da iPlace Educacional!

Foto: iStock/AndreaObzerova

Download (PDF)