23 de janeiro de 2020

Aprender a programar ficou ainda mais fácil com a Apple

Dona da melhor plataforma de tecnologia educacional, a Apple anunciou recentemente novidades no seu sistema de ensino de programação. O currículo, chamado Everyone Can Code, é usado em todo o mundo por estudantes que querem aprender a programar. No Brasil, sob o nome Programação Para Todos, o sistema também já é uma realidade nas escolas. E se antes o currículo já facilitava o ensino de programação, agora está ainda melhor. Dentre as novidades estão recursos para professores, guias para alunos e materiais atualizados.

 

Currículo expandido

O novo currículo do Programação Para Todos foca na integração. Foi projetado para fazer com que programar se torne uma atividade ainda mais próxima ao cotidiano dos estudantes. Isso se dá principalmente através de desafios interativos, guias e exercícios no Swift Playgrounds. Lembrando que o Swift é o aplicativo da Apple para iPad que ensina programação de forma interativa e divertida.

Dentre os novos recursos está um guia no qual cada novo capítulo ajuda os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos. Ao mesmo tempo, os provoca a experimentar novos códigos e a exprimir como programar impacta suas vidas. Já para os professores, há roteiros com dicas de como aprofundar e avaliar o aprendizado de programação.

A nova versão do Programação Para Todos permite ainda a integração com o Criatividade Para Todos. Assim, estudantes podem expressar o que aprendem através de desenhos, música, vídeos e fotografias. Aliás, o uso conjunto das duas plataformas incentiva a resolução de problemas e o desenvolvimento dos sensos criativo e colaborativo. Habilidades essas que, por sinal, são destacadas na Base Nacional Comum Curricular por prepararem o aluno para o futuro.

 

Ensinando a programar

A iPlace Educacional é grande incentivadora da modernização do sistema educacional. Por isso, oferece as mais variadas opções para escolas que desejem implantar a plataforma Apple. Dentre elas está o leasing educacional, opção que permite implementar projetos sem comprometer o orçamento. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas e impulsione sua escola rumo ao futuro!

Foto: Apple/Divulgação

Download (PDF)