14 de Maio de 2020

EaD: veja como criar um espaço virtual de aprendizagem

Desde o surgimento do novo coronavírus, escolas e demais instituições educacionais estão tendo que se reinventar. Afinal, a suspensão das atividades presenciais obriga professores e gestores a encontrar alternativas para manter em dia a aprendizagem dos alunos.

Logo, como não poderia deixar de ser, os planos de educação a distância acabam envolvendo muitos recursos tecnológicos. Desde dispositivos multimídia, como o iPad, até apps para apresentações de aulas online e sistemas com ambientes virtuais de ensino.

Nesse sentido, um dos mais populares é o Edmodo, por sua facilidade de uso e disponibilização gratuita. Abaixo, conheça mais sobre a plataforma e confira um passo a passo de como utilizá-la em suas aulas.

Uma rede social de aprendizagem

A proposta do Edmodo é oferecer a criação e o gerenciamento de salas de aula virtuais, mas com a interface de uma rede social. A plataforma tem apresentação e lógica de funcionamento muito semelhantes ao Facebook, facilitando a assimilação e o envolvimento dos alunos. O professor pode criar um feed específico para cada classe e usá-lo como principal forma de comunicação com a turma.

O feed oferece espaço para a postagem de conteúdos multimídia, como textos, fotos, filmes ou links externos. Também é possível criar enquetes, formulários e testes, bem como requisitar a entrega de trabalhos.

Para estimular ainda mais o processo de aprendizagem, o Edmodo conta com um sistema de medalhas. A ideia é que elas sejam usadas pelo educador para premiar digitalmente os estudantes pelo desempenho nas atividades propostas. As medalhas podem ser criadas a partir de imagens da internet, inclusive memes, tornando-se recompensas divertidas e desejadas pelos alunos.

Dessa forma, o professor pode ainda trabalhar a gamificação, estimulando a competição saudável entre os estudantes.

Como utilizar a plataforma

Configurar o Edmodo é bastante simples. Confira, a seguir, um passo a passo de como criar um ambiente virtual de aprendizagem na ferramenta:

1) Acesse o site do Edmodo e modifique o idioma da plataforma para português. A opção está disponível ao fim da página inicial;

2) No menu superior, clique em “Cadastre-se” para criar uma conta. Na página seguinte, escolha a opção “Sou um professor”;

3) Faça o cadastro e preencha seu perfil, adicionando uma foto e informações pessoais. Se desejar, conecte-se a outros colegas educadores que já usam a plataforma. Afinal, o Edmodo funciona também como uma rede social de professores;

4) No menu superior, clique em “Salas”. No ícone “+” selecione a opção “Criar sala”. Preencha as informações requisitadas e escolha a cor do ícone que representará esta classe;

5) Adicione os estudantes que devem participar da turma. Você pode adicioná-los via e-mail ou compartilhando com eles um código de acesso;

6) A sala já está pronta para receber conteúdos. No mural, você pode fazer postagens, criar enquetes e agendar publicações. Se desejar, integre a biblioteca do Edmodo ao seu serviço de armazenamento em nuvem. Assim, fica ainda mais fácil compartilhar os materiais de aula.

Quer conhecer mais programas e tecnologias educacionais que potencializam a aprendizagem dos alunos? A Apple oferece as melhores soluções para a sua escola! Saiba mais contatando agora mesmo a iPlace Educacional para conversar com um de nossos especialistas!

Foto: Edmodo/Reprodução

Download (PDF)