4 de junho de 2020

Quatro apps que melhoram as aulas na educação a distância

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, praticamente todas as instituições de ensino do país precisaram adotar planos de educação a distância. Logo, escolas e professores sentiram a necessidade de aderir a tecnologias educacionais que respondessem aos novos desafios impostos.

Felizmente, são muitos os recursos disponíveis nesse sentido, especialmente no mercado de aplicativos para iPhone e iPad. Abaixo, confira uma seleção de apps que facilitam bastante a preparação e execução de aulas virtuais.

Educreations

Desenvolvido especialmente para o iPad, o Educreations oferece ao professor um ambiente de criação de apresentações dinâmicas para suas aulas. O app se propõe a substituir a lousa e o quadro negro na educação a distância. Claro, com a incrível vantagem de permitir o uso de recursos multimídia típicos da cultura digital.

Assim, dá para criar materiais que mesclem textos, vídeos, fotos e áudios. As apresentações podem ser acessadas pelos alunos no app no iPad ou em um computador comum.     

VideoShow

Como o nome já sugere, o VideoShow é um aplicativo voltado à produção e edição de vídeos. Não se trata de um app dedicado especificamente ao contexto educacional, mas pode muito bem ser usado para este fim. Afinal, os recursos de integração entre imagem e textos são muito úteis em videoaulas. Finalizada a edição, basta exportar o arquivo diretamente para o YouTube ou para uma pasta local do dispositivo.

KineMaster

Também voltado à edição de vídeos, o KineMaster oferece recursos ainda mais avançados. Um diferencial do app que pode ser muito útil para a educação a distância é a ferramenta “handwriting”. Com ela, dá para adicionar aos vídeos uma camada de textos escritos à mão.

Assim, professores podem escrever o conteúdo da matéria ao mesmo tempo em que ministram suas aulas. Também é possível gravar diretamente no app uma trilha de áudio que narre os textos e imagens mostrados no vídeo.      

Edmodo

Depois de produzir as videoaulas, é preciso compartilhá-las com os alunos. E a melhor plataforma para fazer isso gratuitamente é o Edmodo. Desenvolvido para ser um ambiente virtual de aprendizagem na educação a distância, o serviço simula o funcionamento de uma rede social.

Assim, o professor pode criar um feed para cada turma, e ali postar os materiais de aula. A interface amigável e divertida, similar ao Facebook, estimula os alunos a participar das atividades e, assim, assimilar o conteúdo.    

Quer conhecer mais programas e tecnologias educacionais que fomentem a aprendizagem dos alunos? A Apple oferece as melhores soluções para a sua escola! Saiba mais contatando agora mesmo a iPlace Educacional para conversar com um de nossos especialistas!

Foto: iStock/Halfpoint

Download (PDF)