6 de agosto de 2020

Profissionais da Educação e as estratégias de apoio em rede

Por si só, a Educação já é uma área repleta de desafios, especialmente no setor público. Porém, no ano letivo de 2020, a pandemia do coronavírus trouxe reveses sem precedentes para a imensa maioria das escolas. Afinal, exigiu que professores e equipes pedagógicas promovessem atividades de ensino e aprendizagem distantes das salas de aula. Mais adiante, também demandará estratégias eficazes para acolher os alunos num esperado retorno à rotina presencial. Assim, será preciso engajá-los no estudo novamente, bem como evitar e combater a evasão escolar. Por isso, além de disponibilizar a melhor experiência em tecnologia educacional no Brasil, a iPlace Educacional compartilha boas iniciativas pedagógicas.

A partir de diversos  casos reais, demonstramos como implementar projetos inovadores, significativos e personalizados para crianças, adolescentes e jovens. Isso porque acreditamos na importância da documentação e da troca de experiências como parte fundamental dos processos. Neste contexto, compartilhamos a seguir uma dica de plataforma gratuita que reúne curadoria de conteúdos úteis para profissionais da Educação. Tanto para auxiliar no trabalho de viabilização, preparação e transmissão de aulas online quanto para promover a saúde mental. Afinal, são tempos desafiadores, que exigem perspectiva integral.

Aprendendo Sempre: uma plataforma gratuita para profissionais da Educação

Desde o início do isolamento social, a plataforma Aprendendo Sempre tem disponibilizado materiais online gratuitos para professores, gestores e famílias. Assim, busca apoiar profissionais da Educação e toda a comunidade escolar para garantir que os estudantes continuem desenvolvendo seu aprendizado. Assim, por meio do iPhone, iPad ou Mac, é possível tirar dúvidas, dar sugestões e até receber mentoria. Além disso, neste ambiente único, encontram-se indicações de ferramentas e conteúdos pedagógicos alinhados à BNCC. Há, ainda, recomendações e soluções tecnológicas para despertar o interesse dos alunos e apoiar o docente no trabalho remoto. Por fim, também é possível participar de formações e acessar informações sobre as redes de ensino de todos os Estados.

Ferramenta em ascensão

Desde antes da pandemia, o podcast já era considerado uma ótima ferramenta de aprendizagem e otimização do tempo. Afinal, ele pode ser ouvido a qualquer hora e local, inclusive enquanto são realizadas outras tarefas. Logo, esse tipo de mídia também faz parte das dicas compartilhadas pela plataforma Aprendendo Sempre. Tanto como forma de enriquecer as práticas educacionais quanto para abordar questões pertinentes ao cotidiano dos profissionais da área. Por exemplo, cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia e como organizar seu home office e dormir melhor. Aliás, ambos fazem parte do programa Folha na Sala, que está disponível no Apple Podcasts.

Diante da importância crescente de envolver profissionais da Educação com novas tecnologias, conte com o apoio da iPlace Educacional! Afinal, além das melhores soluções Apple, oferecemos treinamento e acompanhamento pedagógico diferenciado. Não deixe para depois: contate agora mesmo o nosso time! 🙂

Foto: iStock/fizkes

Download (PDF)