21 de outubro de 2020

Anki: app ativa memória dos alunos para ajudar nos estudos

Otimizar os estudos e melhorar o aprendizado. Essas são duas missões permanentes tanto entre alunos quanto entre professores. Afinal, faz parte das tarefas dos profissionais de educação orientar seus pupilos sobre técnicas e instrumentos de estudo. Felizmente, a tecnologia traz muitos recursos nesse sentido, desde dispositivos até apps e sites multiplataforma. É o caso, por exemplo, do Anki. Disponível para iPhone, iPad, Mac e em versão web, a ferramenta trabalha o aprendizado através de exercícios de memória.

Estudos customizáveis

A proposta do Anki é oferecer um espaço de aprendizagem totalmente personalizável através de cartões de memorização. Ou seja, a ferramenta não traz nenhum conteúdo pré-existente: o usuário monta seus próprios materiais de estudo. Para tanto, basta entender a lógica de funcionamento do Anki – que é bastante simples.

Trata-se de um sistema voltado à fixação de conteúdos por meio de pequenos testes de memória. Primeiro, o usuário cria cartões virtuais, que devem necessariamente possuir uma pergunta e uma resposta. Esses cartões podem ser organizados em conjuntos temáticos, denominados “baralhos” ou “decks”.

Depois, o Anki passa a exibir os cartões de tempos em tempos, mostrando apenas a pergunta. O objetivo, portanto, é fazer com o que o usuário lembre da resposta. Ao pedir que a resposta seja exibida, o usuário marca o quão fácil ou difícil foi lembrar do conteúdo. Assim, o Anki calcula a frequência com que aquele cartão deve ser exibido nas próximas sessões.

A repetição espaçada, técnica utilizada pelo Anki, tende a trazer ótimos resultados nos estudos. Isso porque o retorno periódico aos conteúdos ao longo do tempo é muito eficaz na fixação do aprendizado. E, como o Anki é customizável, cada aluno pode criar materiais sobre os tópicos que mais sente necessidade de estudar.

Mais ferramentas de estudos no iPad

Quando instalado no iPad, o Anki se soma a inúmeros instrumentos de aprendizagem disponíveis no dispositivo da Apple. Afinal, o iPad é considerado um grande aliado da educação – especialmente quando se fala em ensino de novas tecnologias. Exemplo disso é o app Swift Playgrounds. Integrado ao currículo Programação Para Todos, da Apple, o aplicativo traz uma abordagem lúdica de códigos e algoritmos. Assim, permite que, jogando e brincando, os alunos aprendam uma das habilidades mais importantes para as profissões do futuro.

Quer conhecer o melhor das tecnologias educacionais e saber como implementá-las em sua escola? Então entre em contato agora mesmo com a iPlace Educacional e fale com um de nossos especialistas!

Foto: iStock/AaronAmat

Download (PDF)