8 de dezembro de 2020

Projeto usa iPad para incentivar o contato com a natureza

Há muito tempo se fala sobre como o iPad transforma o aprendizado dentro da escola. Afinal, o dispositivo da Apple favorece a implementação de uma série de métodos e conteúdos, desde a educação midiática até estudos de programação. Porém, não se pode ignorar que o iPad também é um grande aliado do ensino fora da sala de aula. Aliás, é o que uma educadora vem demonstrando num projeto que utiliza o iPad para aproximar os alunos da natureza.

Educação ecológica na prática

Professora numa escola em Dallas (Texas/EUA), Jodie Deinhammer é uma entusiasta do iPad de longa data. Inclusive, usa o dispositivo em suas aulas desde 2014, sempre estimulando os alunos a criarem seus próprios caminhos de aprendizagem. Ao mesmo, é apaixonada também pelo contato com a natureza e pela educação ecológica.

Assim, liderou em 2019 a implementação de uma horta comunitária na escola, cultivada pelos próprios estudantes. A ideia é fazer com que os alunos compreendam na prática o ciclo de produção dos alimentos. Além disso, o projeto estimula a solidariedade, uma vez que os vegetais produzidos são doados a comunidades carentes da região.   

Natureza e tecnologia na tela do iPad

Especialista nas ferramentas e funcionalidades do iPad, Deinhammer logo viu uma oportunidade de associá-lo às atividades na horta. Afinal, o dispositivo é praticamente um laboratório móvel de ciências. Através da câmera e sensores, permite, por exemplo, medir as dimensões de folhas e frutos para os exercícios de biologia. Inclusive, com apenas uma foto, apps como o iNaturalist ajudam os alunos a identificar plantas, ervas daninhas e insetos.  

Simultaneamente à etapa de observação, os estudantes tomam notas, fazem desenhos e preparam e compartilham infográficos. Tudo isso no iPad, in loco, em contato direto com a natureza. Por fim, com os materiais produzidos em aula, Deinhammer planeja organizar um livro para distribuir gratuitamente a toda a comunidade. Assim, os alunos ganham conhecimento e passam-no adiante, levando a educação ecológica a cada vez mais pessoas.

Quer saber como adotar o iPad em sua escola? Então contate agora mesmo um especialista da iPlace Educacional!

Foto: Apple/Divulgação
Download (PDF)