14 de janeiro de 2021

Gamificação ajuda a identificar dificuldades de aprendizagem

Além de ensinar, tanto presencial quanto remotamente, faz parte do papel do professor identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos. Afinal, distúrbios desse tipo são comuns e, se não forem sanados, podem prejudicar bastante a evolução dos estudos. Assim, essa avaliação costuma ser feita tradicionalmente através da observação e acompanhamento do estudante em sala de aula. Porém, a tarefa de identificar tais problemas pode estar se tornando mais fácil e rápida graças à tecnologia. Isso porque agora educadores podem contar com opções como a Click Neurons, uma plataforma gamificada de auxílio psicopedagógico.

Identificando as dificuldades de aprendizagem

Genuinamente brasileira, a Click Neurons é uma ferramenta online que ajuda profissionais da Educação a avaliar o desenvolvimento dos alunos. Aliás, o foco concentra-se nas crianças em fase de alfabetização. Por isso, a plataforma é constituída por games e personagens animados que chamam a atenção dos pequenos. São mais de 60 jogos para trabalhar 46 habilidades previstas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Nos games, as habilidades são divididas em sete áreas: Leitura & Escrita, Matemática, Memória, Atenção, Planejamento, Visual e Habilidade Gerais.

Dessa forma, a plataforma consegue – através da gamificação – fazer uma avaliação das habilidades cognitivas dos estudantes. A pontuação obtida nos jogos sinaliza ao professor em quais áreas aquele aluno tem mais dificuldades de aprendizagem. Assim, é possível obter um diagnóstico precoce e, a partir daí, planejar e desenvolver atividades específicas para cada criança. Depois, ao longo do ano letivo ou do período de acompanhamento, a avaliação pode ser repetida. Desse modo, é possível mensurar de forma concreta a evolução dos alunos.  

Mais ferramentas de gamificação

Disponível no site da plataforma, o Click Neurons pode ser acessado online em equipamentos como Mac e iPad. Assim, no dispositivo móvel da Apple, se soma a inúmeros outros recursos educacionais que trabalham a ludicidade. Maior exemplo disso é o aplicativo Swift Playgrounds, parte do Programação para Todos – currículo de educação tecnológica desenvolvido pela Apple. O app é, na verdade, um jogo que gamifica o ensino de programação na linguagem Swift. Aliás, essa é a linguagem atualmente utilizada em todos os aplicativos desenvolvidos pela Apple. Assim, através de simples brincadeiras, o Swift Playgrounds já começa a preparar os alunos para uma possível carreira em programação. Mas, independentemente da futura escolha profissional, os ganhos para a criança são imensuráveis, pois o jogo estimula o pensamento lógico-computacional.

Essas são as maravilhas da tecnologia no ensino – que educa, soluciona dificuldades de aprendizagem e abre portas para o futuro. Quer conhecer mais a fundo as tecnologias educacionais da Apple? Então entre com contato agora mesmo com a iPlace Educacional e fale com um de nossos especialistas.

Foto: iStock/Galitskaya
Download (PDF)