11 de fevereiro de 2021

Linguagem Swift: a melhor forma de ensinar programação

Na sociedade tecnológica em que vivemos, é imperativo que escolas preparem seus alunos para o mercado de trabalho do futuro. E isso, como sabemos, passa necessariamente pelo ensino de programação. Afinal, o pensamento computacional será uma habilidade cada vez mais exigida por empregadores nos próximos anos. Logo, cabe às instituições incorporarem aos seus currículos conteúdos como a linguagem Swift.

Criada pela Apple, Swift é uma linguagem de programação moderna, robusta, intuitiva e versátil. Isso quer dizer que ela é fácil de ser compreendida, ao mesmo tempo em que permite o desenvolvimento de apps poderosos. Ou seja, pode ser trabalhada tanto por alunos da educação básica quanto por estudantes de ensino médio ou programadores profissionais.

Tudo sobre a linguagem Swift

A Swift foi desenvolvida pela Apple para ser uma linguagem compatível com as mais diversas plataformas. Ou seja, ela pode ser usada na criação de apps e softwares para iPhone, iPad, Mac, Apple TV e Apple Watch. Além disso, é possível utilizá-la até na programação de códigos para ambientes Linux.

Aliás, assim como o Linux, a linguagem Swift é grátis e disponibilizada em código aberto. Isso faz com que ela seja aprimorada de forma colaborativa e esteja sempre atualizada, reduzindo riscos de falhas. Não à toa, já é utilizada por muitas empresas no desenvolvimento de seus apps, como Lyft, Kickstarter e LinkedIn.

Adotando a linguagem Swift em sala de aula

Escolas e demais instituições que desejem adotar o ensino de Swift podem recorrer ao Programação Para Todos. Afinal, trata-se de um currículo da Apple desenvolvido para uso justamente na área educacional. Assim, prevê formas de orientar o ensino de códigos para alunos de todos as séries escolares. Nos níveis iniciais, o currículo estimula o uso do app Swift Playgrounds, que oferece uma abordagem lúdica da programação. Já os estudantes avançados aprendem a programar no Xcode – mesmo software usado por desenvolvedores profissionais.  

Ou seja: com o Programação Para Todos, é possível oferecer uma jornada completa de aprendizado profissionalizante aos seus alunos. Além disso, é uma excelente maneira de estimular habilidades preconizadas pela nova Base Nacional Comum Curricular.

Quer saber como adotar a plataforma Apple e o ensino de linguagem Swift em sua escola? Então entre com contato agora mesmo com a iPlace Educacional e fale com um de nossos especialistas!

Foto: iStock/metamorworks

Download (PDF)