18 de fevereiro de 2021

Swift Playgrounds: nunca foi tão fácil ensinar programação

Semana passada, no blog da iPlace Educacional, falamos sobre a linguagem Swift. Na ocasião, explicamos por que ela é a mais indicada para o desenvolvimento de apps e para o ensino de programação . Assim, hoje continuamos no assunto, desta vez abordando em detalhes o aplicativo Swift Playgrounds.

Esse app, disponível gratuitamente para iPad e Mac, é a porta de entrada para o ensino de programação nas escolas. Isso porque ele oferece lógica e interface lúdicas e simples, possibilitando que os alunos aprendam a programar de maneira descomplicada. Logo, pode ser adotado já nas séries iniciais, de forma que as crianças se familiarizem com a programação desde cedo.  

Por que adotar o Swift Playgrounds em sua escola?

São várias as razões que tornam o Playgrounds tão atrativo para as instituições educacionais. Primeiro porque, como mencionado anteriormente, ele é gratuito para dispositivos Apple e oferece uma plataforma acessível a todas as idades. Dessa forma, os alunos aprendem a programar brincando, num processo de gamificação do ensino. Além disso, porém, há pelo menos outras duas características do app que merecem destaque. A saber:

Currículo integrado

O Swift Playgrounds não é apenas uma ferramenta isolada para o ensino de programação. Isso porque, na verdade, ele é incorporado ao currículo Programação Para Todos, desenvolvido pela Apple para o setor educacional. Ou seja, além de disponibilizar o aplicativo em si, a Apple oferece um guia completo do conteúdo a ser trabalhado. Dessa forma, mesmo professores que não são versados em programação podem utilizar o Swift Playgrounds em suas aulas.     

Programação avançada

Vale ressaltar, ainda, que o aplicativo é uma verdadeira porta de entrada para o mundo da programação. Ou seja: embora tenha proposta lúdica, o Playgrounds não se limita a conceitos e exercícios básicos. Assim, com o app é possível desenvolver códigos reais, com aplicações práticas como controlar drones e robôs produzidos em aula. Além disso, tudo que é produzido no Swift Playgrounds pode ser trabalhado e aperfeiçoado no Xcode, software para programação avançada. Assim, à medida que se aperfeiçoam, os alunos têm a oportunidade de migrar para um ambiente utilizado por desenvolvedores profissionais.    

Como adotar o Swift Playgrounds?

O Swift Playgrounds é disponibilizado de forma gratuita, exclusivamente para iPad e Mac. Assim, escolas que já utilizam o ecossistema Apple podem adotá-lo de imediato, bem como o currículo Programação Para Todos. Aliás, através do Apple School Manager, a implementação e o gerenciamento desse e de outros apps podem ser feitos remotamente.

Já as instituições que ainda não utilizam a plataforma Apple devem, primeiro, planejar a atualização de seus parques de dispositivos. Para tanto, podem contar com a iPlace Educacional – que oferece toda a assessoria necessária para um diagnóstico preciso das necessidades. Uma vez desenhado o melhor projeto para sua escola, a aquisição pode ser feita da forma tradicional ou via leasing. Assim, é possível acessar os melhores dispositivos Apple sem descapitalizar a instituição.

Quer saber mais detalhes sobre o uso do Swift Playgrounds e de dispositivos Apple em sua escola? Então entre em contato agora mesmo com a iPlace Educacional e fale com um de nossos especialistas!   

Foto: iStock/LSOphoto

Download (PDF)