25 de fevereiro de 2021

Conheça o Kahoot, app que deixa as aulas mais divertidas

Especialmente desde o ano passado, muito se debate sobre como tornar o ensino remoto tão efetivo quanto o presencial. Afinal, em 2020, a educação a distância foi adotada em regime de urgência por conta da pandemia. Assim, a maioria das escolas foi descobrindo aos poucos mais ferramentas para aperfeiçoar a qualidade das aulas online. Exemplo disso é o app Kahoot, que viu seu número de usuários aumentar consideravelmente em 2020.

Focado na criação de quizzes e desafios, o aplicativo é uma ótima forma de incorporar a gamificação aos estudos. Isso porque permite que conteúdos sejam trabalhados pelos professores de forma descontraída e divertida. Assim, os alunos ficam mais envolvidos na aula e fixam melhor o aprendizado.

Kahoot: saiba como usá-lo em suas aulas  

O Kahoot é um app muito versátil. Afinal, pode ser usado em aulas presenciais ou remotas, uma vez que o quiz elaborado pelo professor é facilmente compartilhável. Assim, cada estudante pode abrir o material em seu próprio dispositivo, usando os apps próprios para iPhone e iPad. Também é possível fazer o acesso através de um computador, como o Mac, via navegador de internet.  

Além disso, o Kahoot pode ser usado em tempo real em aulas virtuais, através de plataformas de videoconferência. Da mesma forma, pode ser explorado assincronamente. Ou seja: cada aluno pode jogar na hora que lhe for mais conveniente, como um dever de casa. Aliás, dessa forma, o app pode ser também uma boa maneira de incentivar os alunos a estudarem em casa.

Em qualquer um dos casos, o processo de criação de quizzes é o mesmo. Portanto, confira abaixo o passo a passo de como criar desafios de perguntas e respostas no app:

1.     Faça uma conta no Kahoot

Primeiro, acesse o site da plataforma ou baixe o aplicativo através da App Store para seu iPhone ou iPad. Então faça o seu cadastro, escolhendo o tipo de conta que deseja criar: Professor, Aluno, Profissional ou Pessoal.

2.     Crie um quiz

Usando o app, selecione a opção “Criar”, disponível no meu inferior da página inicial. Assim, você verá uma tela em que deve inserir a apresentação do seu quiz, com título, descrição e uma imagem. Depois, clique em “Adicionar pergunta” e escolha uma modalidade de questão entre as várias oferecidas pelo Kahoot.

3.     Elabore as perguntas

Na sequência, insira o enunciado da questão, bem como as opções de respostas, sinalizando qual a alternativa correta. Novamente, se quiser, é possível inserir uma imagem na pergunta, que pode ser meramente ilustrativa ou fazer parte da questão. Além disso, há a possibilidade de criar um limite de tempo para que a pergunta seja respondida. Então basta repetir o processo para inserir novas questões. No Kahoot, a quantidade mínima para gerar um link compartilhável é de cinco perguntas.

4.     Compartilhe os desafios

Depois de criar os quizzes, você pode compartilhá-los com os alunos através de um link a ser enviado para a classe. Caso use espaços virtuais de aprendizagem, como o Edmodo, é possível postar o link no feed de cada turma de estudantes. Por fim, vale lembrar que você também pode incentivar os alunos a criar seus próprios jogos e desafios. Dessa forma, eles são envolvidos no processo de aprendizagem ativa, seja nas aulas a distância quanto presenciais.

Quer experimentar o Kahoot em suas aulas? Então baixe o app gratuitamente para iPhone e iPad. Já para conhecer mais soluções educativas da plataforma Apple, acompanhe regularmente o blog da iPlace Educacional ou contate diretamente um de nossos especialistas!

Foto: iStock/Khosrork
Download (PDF)