11 de março de 2021

Projeto educacional usa o iPad para trabalhar direitos civis

Ao conceber um projeto educacional focado em tecnologia, gestores de escolas avaliam qual o melhor equipamento para uso em aula. Assim, costumam chegar à mesma conclusão: o iPad é a ferramenta tecnológica ideal para o contexto do ensino. Afinal, o dispositivo da Apple é versátil ao extremo e, com sua tela touch, oferece interface intuitiva para os alunos. Além disso, através de apps como o Swift Playgrounds , proporciona um ambiente lúdico para o aprendizado de códigos e algoritmos .

Porém, engana-se quem pensa que o iPad é uma ferramenta dedicada exclusivamente a disciplinas tecnológicas como programação. Pelo contrário: ele pode ser usado no ensino dos mais variados assuntos, da biologia e consciência ecológica aos direitos civis. Aliás, exemplo disso é o trabalho realizado por Mike Lang, professor que atua em Las Vegas, nos Estados Unidos. Abaixo, conheça o projeto elaborado pelo educador norte-americano e inspire-se!

Tecnologia e consciência cívica

Participante do programa Apple Distinguished Educator, Mike Lang trabalha pela inovação do ensino. Dessa forma, está sempre procurando maneiras diferentes de explorar as funcionalidades do iPad em favor da educação. Assim, em janeiro deste ano, Lang iniciou um novo projeto com seus alunos das séries iniciais. Sua proposta é trabalhar o legado de Martin Luther King de forma que os estudantes pratiquem a autorreflexão. Dessa forma, os alunos ganham autoestima e podem inclusive passar a se reconhecer como potenciais líderes comunitários ou ativistas.

Como funciona o projeto educacional de Lang

O projeto elaborado pelo professor consta de três etapas. Na primeira, é trabalhado o livro “You Matter”, do autor Christian Robinson, como exercício para a autoestima. “É importante que os alunos entendam que têm um poder inerente simplesmente por serem quem são”, explica Lang.

Na segunda etapa, o iPad entra em ação. Assim, os estudantes usam o dispositivo para captar imagens de si e de seu contexto social, incluindo família e vizinhos. Depois, esse material é utilizado no app PBS KIDS ScratchJr para a criação de histórias protagonizadas pelos aprendizes. Ou seja, histórias que mostrem às crianças como elas são importantes em suas comunidades. Logo em seguida, ainda na segunda etapa do projeto educacional, os estudantes devem pesquisar sobre o legado de Luther King. Assim, podem traçar paralelos entre suas vidas e a do ativista pelos direitos civis, inclusive fazendo montagens fotográficas no iPad.

Por fim, na terceira etapa, Lang estimula os alunos a refletir sobre como eles próprios podem ajudar suas comunidades. Além disso, ao longo de todo o projeto, as crianças fazem exercícios em livros interativos no Keynote, nativo do iPad. Assim, o professor poderá reunir todas as ideias dos alunos num livro a ser apresentado a lideranças locais.

Consequentemente, além de adquirirem consciência cívica para seu futuro, os estudantes já influenciam a política local no presente. Tudo isso graças ao uso conjunto de tecnologia e criatividade num bem-planejado projeto educacional.

Quer saber como usar o iPad como ferramenta de ensino multidisciplinar em sua escola? Então entre em contato agora mesmo com a iPlace Educacional e fale com um de nossos especialistas!

Foto: Apple/Divulgação

Download (PDF)