18 de março de 2021

Língua de sinais: app traduz livros infantis para Libras

Referência em tecnologia educacional, a plataforma Apple é uma ferramenta completa, que pode ser usada de forma multidisciplinar pelas escolas. Afinal, com o iPad, dá para ensinar programação , ciências biológicas e educação cívica , entre muitas outras disciplinas. Além disso, os dispositivos Apple primam pela inclusão, sendo compatíveis com apps de língua de sinais como o StorySign.

Desenvolvido para auxiliar na alfabetização de crianças surdas, o aplicativo traduz para Libras os conteúdos de livros infantis. Dessa forma, professores podem trabalhar o mesmo material didático com alunos surdos e ouvintes. Abaixo, conheça mais detalhes sobre o app:

StorySign: língua de sinais facilitada

O aplicativo tem uma implementação bastante simples. Assim, basta realizar o download gratuito para iPad ou iPhone através da App Store. Aliás, escolas que utilizam o Apple School Manager podem realizar essa etapa via gerenciamento remoto. Logo em seguida, ao abrir o app, o usuário escolhe no menu o livro que deseja ler. Inicialmente, a versão brasileira do StorySign recebeu dois títulos – “Gildo”, de Silvana Rando; e “A Festa Encrencada”, de Sônia Junqueira.

Funcionalidades do app

Depois de selecionar a obra, basta apontar a câmera do dispositivo para as páginas do livro físico. Assim, o app exibe o texto digitalizado e começa a mostrar a tradução para a língua de sinais escolhida. Quem faz a interpretação por gestos é o avatar de uma simpática menininha, que logo conquista a atenção das crianças. Aliás, ela não apenas gesticula em Libras, como apresenta expressões faciais tal como uma pessoa de verdade.

Além disso, o app vai marcando no texto qual palavra está sendo traduzida naquele momento. Essa função é particularmente importante porque uma língua de sinais não segue necessariamente a gramática do idioma escrito. Dessa forma, o app oferece à criança mais facilidade para associar cada palavra aos gestos correspondentes em Libras. Assim, acelera seu processo de alfabetização tanto na língua de sinais quanto na língua escrita.

Quer saber mais sobre como a plataforma Apple garante mais acessibilidade em sala de aula? Então entre em contato com a iPlace Educacional e fale com um de nossos especialistas!

Foto: iStock/gpointstudio

Download (PDF)